TRF4: Tema 1209 do STF se restringe a vigilantes e NÃO justifica suspensão de toda e qualquer demanda sobre periculosidade

Os embargos foram acolhidos apenas para fins de prequestionamento, com base no artigo 1.025 do CPC, mantendo-se incólume a decisão que garantiu o benefício previdenciário ao segurado

Por Equipe IEPREV em 30 de Abril de 2025

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) proferiu decisão de que o Tema 1209 do Supremo Tribunal Federal (STF) tem como escopo apenas a profissão de vigilante, o que não impede o prosseguimento de outras ações que tratam de sujeição à periculosidade. Assim, foi afastado o pedido de suspensão feito pelo INSS em embargos de declaração.

No caso, a Turma havia reconhecido o direito de um segurado à aposentadoria por tempo de contribuição, com o cômputo de períodos trabalhados em condições especiais, devido à exposição a substâncias inflamáveis — situação enquadrada como atividade perigosa conforme o Anexo 2 da NR 16.

O INSS interpôs embargos alegando omissões no acórdão, entre elas a ausência de análise sobre a suspensão do processo em razão do Tema 1209 do STF, que trata da especialidade da atividade de vigilante com base na periculosidade. Argumentou ainda que o julgamento não teria considerado a ausência de previsão legal da periculosidade como agente nocivo após o Decreto 2.172/1997.

A relatora, Juíza Federal Ana Paula de Bortoli, rejeitou os argumentos e esclareceu que o Tema 1209 se restringe à discussão da atividade de vigilante, não afetando ações que versem apenas sobre periculosidade de forma geral. Reforçou que não há omissão no acórdão e que o uso dos embargos de declaração como meio para rediscutir o mérito da causa é inadequado.

Os embargos foram acolhidos apenas para fins de prequestionamento, com base no artigo 1.025 do CPC, mantendo-se incólume a decisão que garantiu o benefício previdenciário ao segurado.

Processo: 5039021-56.2018.4.04.7100/RS
Data do Julgamento: 11/04/2025

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
TNU fixa tese sobre reconhecimento de tempo especial por exposição à vibração

TNU amplia o reconhecimento de atividade especial por vibração: mais segurança para o segurado

Por Equipe IEPREV em 31 de Outubro de 2025

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4: atividades de pedreiro, servente e mestre de obras são especiais se comprovada exposição ao cimento

Reconhecimento de especialidade para pedreiros e mestres de obras expostos ao cimento é confirmado pelo TRF4

Por Equipe IEPREV em 29 de Outubro de 2025

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF3 aplica Tema 629 do STJ e extingue, sem resolução do mérito, período sem provas de atividade especial

TRF3 aplica Tema 629 do STJ e extingue parte do pedido de atividade especial por falta de prova eficaz

Por Equipe IEPREV em 28 de Outubro de 2025

Ver todos