TRF4 reconhece tempo especial de motorista de caminhão pelo transporte de inflamáveis

Decisão confirma que o transporte de carga perigosa configura atividade especial e garante aposentadoria ao motorista.

Por Equipe IEPREV em 5 de Setembro de 2025

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reconheceu a especialidade da atividade de motorista de caminhão que transportava e manuseava produtos inflamáveis (carga perigosa), assegurando-lhe o direito à aposentadoria. O julgamento ocorreu sob relatoria da Desembargadora Federal Eliana Paggiarin Marinho.

 

O caso

O autor era empregado de uma indústria calçadista e realizava viagens frequentes entre municípios, transportando latas com colas e solventes – substâncias inflamáveis – e resíduos de curtumes. Atuava sozinho, sendo responsável também pela carga e descarga do caminhão. Em 2005, frequentou curso de movimentação de produtos perigosos, documento que corroborou as condições de risco da atividade.

 

Fundamentação

A Turma admitiu laudo técnico por similaridade que apontou a presença de hidrocarbonetos nas colas e solventes utilizados, agentes reconhecidos como nocivos. O mesmo laudo também indicou periculosidade em depósitos dessas substâncias em razão do risco de explosão e incêndio. A relatoria destacou ainda que a NR-16, Anexo 2, classifica como perigosas as atividades de transporte de inflamáveis líquidos em caminhão, situação compatível com as funções exercidas pelo segurado.

Assim, ficou reconhecido que a exposição a hidrocarbonetos e a periculosidade pelo transporte de inflamáveis configuram tempo especial, independentemente do uso de equipamentos de proteção.

 

Resultado do julgamento

Com a decisão, o TRF4 negou provimento ao recurso do INSS e manteve o reconhecimento do período de 23/09/1995 a 07/11/2007 como especial. Dessa forma, o autor reuniu tempo suficiente para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição desde a DER, em 03/03/2015, assegurado ainda o direito ao melhor benefício.

 

Quer receber notícias como esta sempre em primeira mão?

No Radar IEPREV, a newsletter exclusiva para assinantes IEPREV Premium, você recebe diretamente no seu e-mail os principais julgamentos, mudanças legislativas e novidades previdenciárias. Teste grátis o IEPREV Premium clicando aqui.

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

BPC/LOASÚltimas notícias
Justiça Federal aplica perspectiva de gênero e garante BPC a criança com deficiência no Rio Grande do Sul

Justiça Federal aplica perspectiva de gênero para garantir BPC a criança com deficiência sob cuidados exclusivos da mãe.

Por Equipe IEPREV em 30 de Janeiro de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende atendimentos presenciais e digitais para atualização tecnológica de sistemas

INSS anuncia suspensão total de serviços para modernização de sistemas após explosão de acessos em janeiro.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Justiça Federal suspende prazos em ações previdenciárias até 1º de fevereiro

CJF oficializa suspensão de prazos em processos contra o INSS durante modernização dos sistemas da autarquia.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

Ver todos