TRF3 determina concessão de Pensão por Morte a netos de beneficiário falecido em 2021, mesmo sem guarda ou tutela legal

A decisão reconheceu que as crianças dependiam financeiramente do avô.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conceda pensão por morte a dois netos de um beneficiário falecido em 2021. A decisão reconheceu que as crianças dependiam financeiramente do avô.

Os netos recorreram ao TRF3 após a Justiça Estadual de Pirassununga, em decisão de competência delegada, ter negado o pedido de pensão. Para o desembargador federal do TRF3, embora o falecido não tivesse a guarda ou tutela legal dos netos, ele fornecia pensão alimentícia para eles. Gerando um vínculo de dependência econômica com os netos.

Sendo assim, o relator afirmou que, devido à dependência econômica, os netos tinham direito à pensão por morte, conforme o princípio da proteção integral da criança e do adolescente, previsto no artigo 227 da Constituição Federal. A Sétima Turma do TRF3, acolheu o recurso e garantiu a concessão da pensão.

Fonte: TRF3

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF3 concede aposentadoria por invalidez a doméstica com síndrome do manguito rotador

9ª Turma reformou sentença reconhecendo incapacidade permanente ao considerar condições pessoais e histórico de afastamentos

Por Equipe IEPREV em 12 de Setembro de 2025

Benefícios previdenciáriosINSSÚltimas notícias
TRF4 não conhece apelação genérica do INSS e mantém reconhecimento de tempo especial

Decisão considerou inadmissível o recurso por ausência de impugnação específica aos fundamentos da sentença

Por Equipe IEPREV em 10 de Setembro de 2025

Benefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Congresso Nacional promulga EC 136/2025 e redefine o regime de precatórios no país

EC 136/2025: novas regras para precatórios e o impacto na sustentabilidade fiscal.

Por Equipe IEPREV em 9 de Setembro de 2025

Ver todos