TRF3 concede Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para mulher com epilepsia

TRF3 determina concessão do BPC/LOAS a mulher com epilepsia. Decisão reconhece incapacidade laboral e situação de vulnerabilidade social.

A 10° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou a concessão, por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS) a uma mulher diagnosticada com epilepsia. 

Com base nos autos do processo, a autora recorreu à Justiça argumentando que sofre com crises epilépticas desde os 11 anos, condição que se agravou ao longo do tempo e a impede de trabalhar. Inicialmente, a Justiça Estadual em Rosana/SP, atuando sob competência delegada, negou o pedido. Diante disso, ela recorreu ao TRF3.

Entenda a decisão do TRF3

Ao analisar o caso, o relator destacou que um laudo pericial confirmou o diagnóstico de epilepsia. Segundo ele, o documento ressalta que a doença ainda é alvo de preconceitos devido à falta de informação sobre suas crises e impactos na vida cotidiana.

Ademais, um estudo social anexado ao processo revelou que a mulher vive em uma casa alugada com estrutura precária. A família sobrevive com uma renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo, composta majoritariamente por auxílios de programas sociais do governo.

Sendo assim, o TRF3 determinou que o INSS conceda o benefício assistencial a partir da data do requerimento administrativo, garantindo à mulher o suporte financeiro necessário para lidar com sua condição de saúde e situação socioeconômica. A decisão reconhece que a doença compromete a autonomia social e capacidade laboral da mulher.

Fonte: TRF3

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBPC/LOASPensãoBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
OAB/SP veda divulgação de casos concretos por advogados nas redes sociais, mesmo com dados ocultos

Divulgação de casos concretos nas redes sociais: OAB/SP reforça proibição, mesmo com dados ocultos

Por Equipe IEPREV em 30 de Julho de 2025

INSSAposentadoriaBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
TNU decide que complementação de contribuição do MEI no curso da ação permite fixação de efeitos financeiros na DER

Decisão uniformiza entendimento sobre marco inicial dos efeitos financeiros para aposentadoria por tempo de contribuição de microempreendedores individuais que realizam complementação de contribuições

Por Equipe IEPREV em 29 de Julho de 2025

AposentadoriaÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de motorista de caminhão pela exposição à vibração

Motorista conquista reconhecimento de atividade especial por exposição à vibração e penosidade

Por Equipe IEPREV em 28 de Julho de 2025

Ver todos