INSS amplia para até 60 dias a concessão do auxílio por incapacidade temporária via Atestmed

INSS amplia para 60 dias o prazo do auxílio por incapacidade via Atestmed: medida excepcional garante segurança na transição.

Por Equipe IEPREV em 8 de Dezembro de 2025

O Diário Oficial da União publicou, em 8 de dezembro de 2025, a Portaria Conjunta MPS/INSS nº 83/2025, que autoriza, de forma excepcional e transitória, a ampliação do prazo máximo do auxílio por incapacidade temporária concedido por análise documental (Atestmed) para até 60 dias.

A medida decorre do art. 31 da Lei nº 15.265/2025, que alterou o art. 60 da Lei 8.213/91 e reduziu para 30 dias o limite de duração do benefício concedido exclusivamente com base em atestado médico, sem perícia presencial. A própria lei, porém, permite que o prazo seja ampliado por ato da Administração — o que motivou a edição da Portaria.

 

Ampliação excepcional: até 60 dias via Atestmed

Com a nova norma, os segurados que tiverem o benefício concedido por análise documental poderão somar até 60 dias de afastamento, ainda que em concessões não consecutivas.
Essa ampliação terá vigência de 120 dias, funcionando como um regime temporário enquanto o INSS ajusta procedimentos e fluxos internos após a mudança legislativa.

A Portaria também determina efeito imediato, além de convalidar os atos praticados anteriormente, garantindo segurança jurídica durante a transição entre os prazos. Veja-se trecho da norma:

“Art. 1º Esta Portaria Conjunta autoriza, em caráter excepcional e transitório, a ampliação do prazo máximo de duração do auxílio por incapacidade temporária concedido por meio de análise documental, conforme previsto no art. 31, § 11-I, da Lei nº 15.265, de 21 de novembro de 2025, que alterou o art. 60 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

Art. 2º Os beneficiários que tiverem auxílios por incapacidade temporária concedidos por meio de análise documental, ainda que de forma não consecutiva, não poderão ter a soma de duração dos respectivos benefícios superior a 60 (sessenta) dias.

Parágrafo único. A ampliação a que se refere esta Portaria Conjunta terá vigência por 120 (cento e vinte) dias.”

Fonte: Portaria Conjunta MPS/INSS nº 83, de 4 de dezembro de 2025, publicada no DOU de 08/12/2025.

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de pedreiro exposto a agentes químicos e radiação

Decisão do TRF3 reafirma que uso de EPI não anula direito à aposentadoria especial em casos de exposição a agentes cancerígenos e radiação.

Por Equipe IEPREV em 16 de Março de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Vigilante com visão monocular conquista direito a benefício e reabilitação profissional

Decisão do TRF1 reforça a obrigatoriedade de o INSS custear a readaptação de segurados que não podem mais exercer sua profissão habitual.

Por Equipe IEPREV em 13 de Março de 2026

Benefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Artigos da RBDS ganham destaque em seleção temática do Tribunal Superior do Trabalho

Produção científica do IEPREV sobre pejotização é reconhecida pela biblioteca do TST como referência para a comunidade jurídica.

Por Equipe IEPREV em 12 de Março de 2026

Ver todos