Como calcular honorários conforme o Tema 1.050 do STJ? Entenda!

Valores recebidos pelo segurado na via administrativa durante o processo judicial não devem ser considerados para o cálculo dos honorários de sucumbência.

Valores recebidos pelo segurado na via administrativa durante o processo judicial não devem ser considerados para o cálculo dos honorários de sucumbência. Foi isso que decidiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento do Tema 1.050.

Essa questão requer muito cuidado, pois o INSS frequentemente não observa a decisão do STJ nos seus cálculos de execução invertida

O IeprevCalc é a ferramenta perfeita para impugnar os cálculos do INSS. Vamos entender como a seguir.

Entendendo a tese do Tema 1.050 do STJ

De início, vale reproduzir a tese na íntegra

Tema 1.050 STJ: O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, não tem o condão de alterar a base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento, que será composta pela totalidade dos valores devidos.

Em resumo, definiu o STJ que valores recebidos na via administrativa durante o processo não devem ser considerados para o cálculo da sucumbência, mesmo quando se tratarem de benefícios inacumuláveis. 

Portanto, a base de cálculo para a sucumbência é o total dos valores vencidos do benefício concedido judicialmente, até a decisão sentença/acórdão (Súmula 111 do STJ).

Aliás, no julgamento foi esclarecido que, para efeito de cálculo de verba honorária, o proveito econômico não é sinônimo de valor executado, mas sim equivale ao proveito jurídico, materializado no valor total do benefício concedido judicialmente (diga-se de passagem, via trabalho do advogado).

Essa decisão deve ser aplicada em todos os processos previdenciários. Seguindo a sistemática do artigo 927 do novo Código de Processo Civil, o tema 1.050 possui eficácia vinculante e deverá ser seguido obrigatoriamente por todos os Juízes e Tribunais brasileiros.

Calculando honorários conforme o Tema 1.050

Como já mencionado, muitas vezes o INSS não aplica o Tema 1.050 do STJ em seus cálculos de execução invertida, considerando na base da sucumbência outros valores recebidos durante o processo. Nessa situação, é preciso apresentar cálculos próprios de liquidação.

O IeprevCalc possui ferramenta precisa e eficiente para elaboração de cálculo de liquidação de sentença, na qual é possível calcular a verba honorária nos exatos termos do Tema 1.050.

Vamos a um passo a passo. Primeiramente, acesse o módulo liquidação de sentença. Após, na aba “Honorários Advocatícios”, escolha a opção “Percentual de Honorários Sobre: Valor Total do Benefício Devido”. Assim:

Captura De Tela 2025 07 02 142551

Pronto, agora o valor dos honorários de sucumbência vão estar corretamente calculados, conforme a tese do Tema 1.050 do STJ.

Caso tenham permanecido dúvidas, acesse o suporte do IeprevCalc no canto inferior esquerdo da plataforma:

Captura De Tela 2025 06 16 105857

Será um prazer ajudar você.

Colunista desde 2024

Sobre o autor desse conteúdo

Dr. Lucas Cardoso

Formado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN), Lucas Cardoso Furtado é especialista em Direito Previdenciário.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBPC/LOASPensãoBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
OAB/SP veda divulgação de casos concretos por advogados nas redes sociais, mesmo com dados ocultos

Divulgação de casos concretos nas redes sociais: OAB/SP reforça proibição, mesmo com dados ocultos

Por Equipe IEPREV em 30 de Julho de 2025

INSSAposentadoriaBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
TNU decide que complementação de contribuição do MEI no curso da ação permite fixação de efeitos financeiros na DER

Decisão uniformiza entendimento sobre marco inicial dos efeitos financeiros para aposentadoria por tempo de contribuição de microempreendedores individuais que realizam complementação de contribuições

Por Equipe IEPREV em 29 de Julho de 2025

AposentadoriaÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de motorista de caminhão pela exposição à vibração

Motorista conquista reconhecimento de atividade especial por exposição à vibração e penosidade

Por Equipe IEPREV em 28 de Julho de 2025

Ver todos