TRF4: Prazo de revisão de aposentadoria na via judicial não corre enquanto o INSS analisa pedido administrativo

O caso envolve a revisão de uma aposentadoria concedida em dezembro de 2001 a um homem de 70 anos.

Por Equipe IEPREV em 20 de Janeiro de 2025

A 3ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu que o prazo para revisão de aposentadoria na esfera judicial fica suspenso enquanto o INSS analisa o pedido administrativo.

O caso envolve a revisão de uma aposentadoria concedida em dezembro de 2001 a um homem de 70 anos. Em 2018, ele entrou com uma ação judicial solicitando a revisão do valor do seu benefício, alegando que o INSS não reconheceu o tempo de serviço especial entre 1978 e 2001. Durante esse período ele trabalhou exposto a ruídos superiores a 90 decibéis em uma indústria.

O aposentado também informou que apresentou um pedido de revisão administrativa ao INSS em junho de 2010, mas, até a data da ação judicial, em 2018, não obteve resposta da autarquia. Com isso, ele solicitou o reconhecimento dos períodos trabalhados na indústria como especiais, visando uma aposentadoria mais vantajosa.

Decisão da 3ª Seção do TRF4

Ao analisar o recurso, a 3ª Seção do TRF4 decidiu a favor do aposentado e anulou a decisão anterior. O relator explicou que o artigo 103 da Lei nº 8.213/91 estabelece prazos distintos para a revisão de benefícios e para a análise de pedidos administrativos. O tribunal determinou que o prazo decadencial de dez anos para a revisão judicial não deve ser contado enquanto o INSS não tomar uma decisão sobre o pedido administrativo de revisão.

Por fim, a 3ª Seção do TRF4 ficou uma tese jurídica para orientar casos semelhantes, conforme o IAC 11/TRF4:

I - O artigo 103 da Lei 8.213/91 estabelece prazos distintos de 10 anos para revisar o ato de concessão do benefício e para o ato de deferimento ou indeferimento do pedido administrativo de revisão.

II - O prazo decadencial para revisar o ato de concessão começa no primeiro dia do mês seguinte ao recebimento da primeira prestação.

III - O prazo para revisar o ato de deferimento ou indeferimento de pedido administrativo começa a contar quando o beneficiário toma conhecimento da decisão. Esse prazo só se aplica à impugnação do que foi tratado no processo administrativo e não corre enquanto a Administração não se pronunciar sobre o pedido de revisão.

Agora, o processo deve retornar à Vara de origem para um novo julgamento.

Processo nº 5031598-97.2021.4.04.0000/TRF

Fonte: TRF4

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV), fundando em 2006 é uma instituição de destaque no cenário nacional, dedicada ao estudo, pesquisa e disseminação de conhecimento na área previdenciária. Fundado com o objetivo de promover a educação continuada e o aprimoramento técnico de profissionais que atuam no campo da previdência, o IEPREV tem se consolidado como uma referência para advogados, contadores, servidores públicos e demais interessados no tema. Além da atuação educacional e tecnologia, o IEPREV desempenha um papel fundamental na defesa dos direitos previdenciários por meio de iniciativas de grande impacto social. O Instituto elabora notas técnicas para orientar a advocacia e a sociedade em temas relevantes, participa ativamente como Amicus Curiae em ações judiciais estratégicas, contribuindo com pareceres técnicos para fortalecer teses em defesa dos segurados.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
TRF1 garante licença-paternidade de 180 dias a pai de gêmeos prematuros

Decisão inédita prioriza o bem-estar infantil e a paternidade responsável em casos de nascimentos múltiplos e internação prolongada.

Por Equipe IEPREV em 28 de Abril de 2026

INSSÚltimas notícias
Justiça Federal garante auxílio-doença a vítima de violência doméstica em Novo Hamburgo

Decisão reafirma o papel do INSS na proteção de mulheres afastadas do trabalho por medidas protetivas da Lei Maria da Penha.

Por Equipe IEPREV em 23 de Abril de 2026

INSSPensãoÚltimas notícias
STJ definirá data inicial de benefícios para menores de 16 anos em casos de requerimento tardio

Tema 1.421 analisa se a pensão por morte e o auxílio-reclusão devem retroagir à data do fato gerador para dependentes absolutamente incapazes.

Por Equipe IEPREV em 20 de Abril de 2026

Ver todos