TRF4 garante isenção de imposto de renda a aposentada com visão monocular

A Turma negou provimento à apelação da União e majorou os honorários advocatícios de sucumbência, nos termos do artigo 85, §11, do CPC.

Por Equipe IEPREV em 12 de Maio de 2025

Em recente julgamento, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou sentença que reconheceu o direito à isenção de imposto de renda a uma aposentada diagnosticada com cegueira monocular, com efeitos retroativos à data do diagnóstico.

A autora da ação é beneficiária de aposentadoria, pensão por morte e aposentadoria complementar e requereu judicialmente a isenção do IR sobre tais rendimentos, com base no inciso XIV do artigo 6º da Lei nº 7.713/1988. O pedido incluiu também a restituição dos valores indevidamente recolhidos desde 15 de maio de 2022, data em que foi diagnosticada com cegueira unilateral (CID H54.4).

A sentença de primeira instância acolheu integralmente os pedidos, declarando a isenção sem limitação temporal ou necessidade de perícias futuras, e determinando à União a restituição dos valores pagos a título de imposto de renda, devidamente corrigidos. A União, por sua vez, apelou, sustentando a falta de prova inequívoca da moléstia e a suposta necessidade de perícia médica oficial.

No voto condutor, o relator ressaltou que o julgador possui discricionariedade na análise da necessidade de produção de prova, considerando suficientes os documentos médicos constantes dos autos, inclusive laudo emitido por serviço médico oficial atestando a visão monocular.

Além disso, o relator destacou a jurisprudência pacífica do TRF4, consolidada na Súmula 88, no sentido de que a legislação não faz distinção entre cegueira binocular e monocular para fins de isenção do IR. Também foi citada a Súmula 627 do STJ, segundo a qual a isenção independe da contemporaneidade dos sintomas da doença.

Por fim, a Turma negou provimento à apelação da União e majorou os honorários advocatícios de sucumbência, nos termos do artigo 85, §11, do CPC.

Apelação Cível nº 5031142-85.2024.4.04.7100/RS

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
TNU afasta formalismo e admite cômputo de contribuições pagas com código incorreto quando recolhidas à alíquota de 11%

Contribuição paga em 11% vale, mesmo com código errado: a TNU afasta o formalismo excessivo.

Por Equipe IEPREV em 15 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
Novo salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621: veja o que muda no INSS

Salário mínimo de 2026 sobe para R$ 1.621: veja o impacto imediato no INSS e benefícios

Por Equipe IEPREV em 11 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 relativiza laudo pericial e concede aposentadoria por incapacidade permanente a segurada com transtorno afetivo bipolar

Conversão garantida: TRF4 reconhece incapacidade definitiva e transforma auxílio em aposentadoria permanente.

Por Equipe IEPREV em 10 de Dezembro de 2025

Ver todos