STJ afeta Tema Repetitivo 1370 sobre decadência em revisões previdenciárias

Primeira Seção vai decidir se requerimento administrativo de revisão reinicia contagem do prazo decadencial de 10 anos para ingresso de ação judicial

Por Equipe IEPREV em 26 de Agosto de 2025

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afetou, ao rito dos repetitivos, o Tema 1370. A decisão foi tomada pela Primeira Seção, sob relatoria do ministro Gurgel de Faria, em sessão virtual encerrada em 12 de agosto de 2025.

A controvérsia envolve a interpretação do art. 103, caput, incisos I e II, da Lei 8.213/1991, em suas redações introduzidas pela Lei nº 10.839/2004 e pela Lei nº 13.846/2019, acerca da existência, ou não, de prazos de decadência distintos e autônomos para revisar tanto o ato de concessão quanto o de deferimento ou indeferimento administrativo de revisão de benefícios previdenciários.

 

Tese controvertida

O colegiado delimitou a seguinte tese para julgamento:

“Interpretação do art.103, caput, I e II, da Lei n. 8.213/1991 à luz das redações introduzidas pela Lei n. 10.839/2004 e a Lei n. 13.846/2019, de modo a aferir a existência, ou não, de prazos de decadência distintos e autônomos para revisar (i) o ato de concessão e (ii) o ato de deferimento ou indeferimento de pedido administrativo de revisão de benefícios previdenciários.”

 

Suspensão nacional

Com a afetação, ficam suspensos os recursos que tratem da mesma matéria, tanto no STJ quanto nos Tribunais Regionais Federais, além dos processos em grau recursal nos Juizados Especiais Federais.

O julgamento terá impacto direto na definição da contagem do prazo decadencial para segurados que buscam revisões, seja do ato inicial de concessão, seja de decisões administrativas posteriores.

 

Quer receber notícias como esta sempre em primeira mão?

No Radar IEPREV, a newsletter exclusiva para assinantes IEPREV Premium, você recebe diretamente no seu e-mail os principais julgamentos, mudanças legislativas e novidades previdenciárias. Teste grátis o IEPREV Premium clicando aqui.

 

Fonte: Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Acórdão

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
TNU afasta formalismo e admite cômputo de contribuições pagas com código incorreto quando recolhidas à alíquota de 11%

Contribuição paga em 11% vale, mesmo com código errado: a TNU afasta o formalismo excessivo.

Por Equipe IEPREV em 15 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
Novo salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621: veja o que muda no INSS

Salário mínimo de 2026 sobe para R$ 1.621: veja o impacto imediato no INSS e benefícios

Por Equipe IEPREV em 11 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 relativiza laudo pericial e concede aposentadoria por incapacidade permanente a segurada com transtorno afetivo bipolar

Conversão garantida: TRF4 reconhece incapacidade definitiva e transforma auxílio em aposentadoria permanente.

Por Equipe IEPREV em 10 de Dezembro de 2025

Ver todos