STF volta a julgar Revisão da Vida Toda em 2025 para entender se a nova regra é válida para processos em andamento

A Revisão da Vida Toda é uma tese revisional que busca incluir, no cálculo dos benefícios do INSS, os salários de contribuição anteriores a julho de 1994, quando foi implantado o Plano Real.

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na próxima sexta-feira (14), o julgamento de novas aplicações da Revisão da Vida Toda nas aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Revisão da Vida Toda é uma tese revisional que busca incluir, no cálculo dos benefícios do INSS, os salários de contribuição anteriores a julho de 1994, quando foi implantado o Plano Real. Essa revisão tem o objetivo de considerar todo o histórico de contribuições do segurado, permitindo a aplicação da regra mais vantajosa.

Vale lembrar que, em setembro de 2024, o STF rejeitou um recurso, decidindo que a Revisão da Vida Toda não se aplicaria aos beneficiários do INSS. Durante a sessão virtual que analisou dois recursos sobre o tema, a Corte negou a tese por 7 votos a 4.

Agora, em 2025, o STF volta a analisar a questão para definir se a decisão que impediu a revisão também valerá para processos que estavam em andamento antes da sentença e se os aposentados precisarão devolver valores já recebidos à título da revisão.

O julgamento acontecerá no plenário virtual até o dia 21 deste mês, sob a relatoria do ministro Nunes Marques. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já indicou em 2024 que, em sua visão, não há necessidade de restituição desses valores.

Fonte: CNN

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBPC/LOASPensãoBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
OAB/SP veda divulgação de casos concretos por advogados nas redes sociais, mesmo com dados ocultos

Divulgação de casos concretos nas redes sociais: OAB/SP reforça proibição, mesmo com dados ocultos

Por Equipe IEPREV em 30 de Julho de 2025

INSSAposentadoriaBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
TNU decide que complementação de contribuição do MEI no curso da ação permite fixação de efeitos financeiros na DER

Decisão uniformiza entendimento sobre marco inicial dos efeitos financeiros para aposentadoria por tempo de contribuição de microempreendedores individuais que realizam complementação de contribuições

Por Equipe IEPREV em 29 de Julho de 2025

AposentadoriaÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de motorista de caminhão pela exposição à vibração

Motorista conquista reconhecimento de atividade especial por exposição à vibração e penosidade

Por Equipe IEPREV em 28 de Julho de 2025

Ver todos