Lei nº 15.157/25 dispensa reavaliação de segurados com incapacidade permanente e irreversível

Nova lei dispensa reavaliação de segurados com incapacidade permanente e irreversível, garantindo mais dignidade e segurança no acesso aos benefícios.

Foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União a Lei nº 15.157/2025, que altera a legislação previdenciária e assistencial para dispensar a reavaliação periódica de pessoas com incapacidade permanente e irreversível. A nova norma modifica a Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991) e a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/1993), impactando diretamente segurados aposentados por invalidez e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

A principal inovação é a vedação expressa da convocação para perícia médica dos segurados cuja condição de incapacidade tenha sido considerada definitiva. A lei determina que, nesses casos, não será mais necessário comparecer a exames periódicos para manter o benefício, como vinha sendo exigido rotineiramente pelo INSS, mesmo em situações clínicas irreversíveis.

Além disso, o texto legal cita expressamente algumas condições clínicas que automaticamente dispensam a reavaliação periódica: síndrome da imunodeficiência adquirida, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica.

Apesar da dispensa, a nova legislação mantém a possibilidade de reavaliação apenas em casos de fundada dúvida quanto à condição que motivou a concessão do benefício. Ou seja, se houver indícios de fraude ou erro, o Instituto poderá solicitar nova perícia.

Outro ponto relevante da norma é a exigência de que, nos casos que envolvam segurados com síndrome da imunodeficiência adquirida, a avaliação pericial deve ser obrigatoriamente realizada com a participação de médico infectologista, garantindo maior precisão técnica e respeito à especificidade da condição de saúde.

A medida representa importante avanço no sentido da humanização da política previdenciária, pois elimina procedimentos considerados desgastantes e desnecessários para pessoas que enfrentam limitações irreversíveis. 

A Lei nº 15.157/2025 já está em vigor. Acesse aqui.

 

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSRevisãoAposentadoriaÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de tratorista por exposição a ruído e vibração

Corte afasta alegações do INSS e valida perícia indireta e extemporânea como prova da atividade especial

Por Equipe IEPREV em 27 de Agosto de 2025

INSSRevisãoÚltimas notícias
STJ afeta Tema Repetitivo 1370 sobre decadência em revisões previdenciárias

Primeira Seção vai decidir se requerimento administrativo de revisão reinicia contagem do prazo decadencial de 10 anos para ingresso de ação judicial

Por Equipe IEPREV em 26 de Agosto de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta coisa julgada em caso de reconhecimento de atividade especial com base em agente nocivo diverso

Decisão da 10ª Turma reconhece que a alteração da causa de pedir afasta a incidência da coisa julgada em demandas previdenciárias.

Por Equipe IEPREV em 25 de Agosto de 2025

Ver todos