Justiça Federal condena INSS a pagar R$10 Mil em danos morais após cancelar a Aposentadoria por Invalidez de agricultor que perdeu o braço

Apesar de o pagamento do benefício ter sido restabelecido judicialmente, o agricultor, de 61 anos, ficou sem recursos financeiros entre janeiro de 2021 e outubro de 2022.

A 4ª Vara da Justiça Federal em Criciúma determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pague R$10 mil em danos morais a um agricultor que teve sua Aposentadoria por Invalidez cancelada duas vezes após perder um braço.

Entenda o Caso

O agricultor começou a receber a aposentadoria por invalidez em 2013, devido à amputação no braço. No entanto, o INSS cancelou o benefício em agosto de 2018 e, após reativado, cancelou novamente em dezembro de 2020.

Apesar de o pagamento do benefício ter sido restabelecido judicialmente, o agricultor, de 61 anos, ficou sem recursos financeiros entre janeiro de 2021 e outubro de 2022.

Detalhes da Decisão Judicial

Para recuperar a aposentadoria, o agricultor ajuizou duas ações judiciais, uma em 2019 e outra em 2021. As perícias realizadas durante os processos confirmaram sua incapacidade total para o trabalho, além de outros problemas de saúde.

A juíza responsável pelo caso entendeu que o INSS adotou conduta abusiva, ressaltando que a Autarquia sequer realizou uma avaliação médica antes do segundo cancelamento. Assim, a magistrada concluiu que a conduta do INSS justificava a indenização por danos morais, uma vez que o benefício é essencial para a subsistência do agricultor. O INSS ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: TRF4

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBPC/LOASPensãoBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
OAB/SP veda divulgação de casos concretos por advogados nas redes sociais, mesmo com dados ocultos

Divulgação de casos concretos nas redes sociais: OAB/SP reforça proibição, mesmo com dados ocultos

Por Equipe IEPREV em 30 de Julho de 2025

INSSAposentadoriaBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
TNU decide que complementação de contribuição do MEI no curso da ação permite fixação de efeitos financeiros na DER

Decisão uniformiza entendimento sobre marco inicial dos efeitos financeiros para aposentadoria por tempo de contribuição de microempreendedores individuais que realizam complementação de contribuições

Por Equipe IEPREV em 29 de Julho de 2025

AposentadoriaÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de motorista de caminhão pela exposição à vibração

Motorista conquista reconhecimento de atividade especial por exposição à vibração e penosidade

Por Equipe IEPREV em 28 de Julho de 2025

Ver todos