Justiça Federal condena INSS a pagar R$10 Mil em danos morais após cancelar a Aposentadoria por Invalidez de agricultor que perdeu o braço

Apesar de o pagamento do benefício ter sido restabelecido judicialmente, o agricultor, de 61 anos, ficou sem recursos financeiros entre janeiro de 2021 e outubro de 2022.

Por Equipe IEPREV em 30 de Outubro de 2024

A 4ª Vara da Justiça Federal em Criciúma determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pague R$10 mil em danos morais a um agricultor que teve sua Aposentadoria por Invalidez cancelada duas vezes após perder um braço.

Entenda o Caso

O agricultor começou a receber a aposentadoria por invalidez em 2013, devido à amputação no braço. No entanto, o INSS cancelou o benefício em agosto de 2018 e, após reativado, cancelou novamente em dezembro de 2020.

Apesar de o pagamento do benefício ter sido restabelecido judicialmente, o agricultor, de 61 anos, ficou sem recursos financeiros entre janeiro de 2021 e outubro de 2022.

Detalhes da Decisão Judicial

Para recuperar a aposentadoria, o agricultor ajuizou duas ações judiciais, uma em 2019 e outra em 2021. As perícias realizadas durante os processos confirmaram sua incapacidade total para o trabalho, além de outros problemas de saúde.

A juíza responsável pelo caso entendeu que o INSS adotou conduta abusiva, ressaltando que a Autarquia sequer realizou uma avaliação médica antes do segundo cancelamento. Assim, a magistrada concluiu que a conduta do INSS justificava a indenização por danos morais, uma vez que o benefício é essencial para a subsistência do agricultor. O INSS ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: TRF4

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de pedreiro exposto a agentes químicos e radiação

Decisão do TRF3 reafirma que uso de EPI não anula direito à aposentadoria especial em casos de exposição a agentes cancerígenos e radiação.

Por Equipe IEPREV em 16 de Março de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Vigilante com visão monocular conquista direito a benefício e reabilitação profissional

Decisão do TRF1 reforça a obrigatoriedade de o INSS custear a readaptação de segurados que não podem mais exercer sua profissão habitual.

Por Equipe IEPREV em 13 de Março de 2026

Benefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Artigos da RBDS ganham destaque em seleção temática do Tribunal Superior do Trabalho

Produção científica do IEPREV sobre pejotização é reconhecida pela biblioteca do TST como referência para a comunidade jurídica.

Por Equipe IEPREV em 12 de Março de 2026

Ver todos