Comissão do Senado aprova isenção de carência no INSS para segurados com lúpus e epilepsia

Isenção de carência no INSS avança para segurados com lúpus e epilepsia.

Por Equipe IEPREV em 29 de Setembro de 2025

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, em 24 de setembro de 2025, o PL 2.472/2022, que dispensa o prazo de carência para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade a segurados com lúpus e epilepsia. Se não houver recurso para apreciação em Plenário, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Contexto e tramitação

O texto aprovado retoma proposta anterior do autor, senador Paulo Paim (PT-RS), que havia sido aprovada, mas integralmente vetada em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro. O parecer na CAS foi favorável, sob relatoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

O que muda em relação às regras atuais

A legislação previdenciária já dispensa o cumprimento de 12 contribuições (carência) para algumas doenças graves, como tuberculose ativa, hanseníase e câncer, entre outras. O projeto aprovado inclui lúpus e epilepsia nesse rol, assegurando tratamento equivalente aos segurados acometidos por essas enfermidades.

Fundamentação apresentada na CAS

No voto e nas manifestações em plenário da comissão, Damares Alves destacou dados do Ministério da Saúde: cerca de 2 milhões de brasileiros convivem com epilepsia e 25% apresentam a forma grave, o que pode comprometer a capacidade laboral. Em relação ao lúpus, doença autoimune crônica, também há casos incapacitantes para o trabalho. Para a relatora, a medida amplia a proteção social, permitindo o acesso aos benefícios sem a exigência da carência. 

A senadora Dra. Eudócia (PL-AL) classificou o projeto como “brilhante” e ressaltou a gravidade das duas doenças, lembrando que pacientes frequentemente precisam faltar ao trabalho para consultas e internações, cenário que reforça a pertinência da isenção de carência.

Próximos passos

Conforme o rito informado pelo Senado, na ausência de recurso ao Plenário, o PL segue para análise da Câmara dos Deputados.

Quer receber notícias como esta sempre em primeira mão?

No Radar IEPREV, a newsletter exclusiva para assinantes IEPREV Premium, você recebe diretamente no seu e-mail os principais julgamentos, mudanças legislativas e novidades previdenciárias. Teste grátis o IEPREV Premium clicando aqui.

Fontes: Agência Senado – “Pacientes com lúpus e epilepsia podem ficar isentos de carência no INSS” (24/09/2025); Rádio Senado – “Aposentadoria por lúpus e epilepsia poderá ser concedida sem carência” (24/09/2025).

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
TNU afasta formalismo e admite cômputo de contribuições pagas com código incorreto quando recolhidas à alíquota de 11%

Contribuição paga em 11% vale, mesmo com código errado: a TNU afasta o formalismo excessivo.

Por Equipe IEPREV em 15 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
Novo salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621: veja o que muda no INSS

Salário mínimo de 2026 sobe para R$ 1.621: veja o impacto imediato no INSS e benefícios

Por Equipe IEPREV em 11 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 relativiza laudo pericial e concede aposentadoria por incapacidade permanente a segurada com transtorno afetivo bipolar

Conversão garantida: TRF4 reconhece incapacidade definitiva e transforma auxílio em aposentadoria permanente.

Por Equipe IEPREV em 10 de Dezembro de 2025

Ver todos