Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade e custeio pelo INSS

Licença-paternidade ampliada: mais tempo para cuidar, mais segurança para a família.

Por Equipe IEPREV em 5 de Novembro de 2025

Atualmente, a licença tem duração de apenas 5 dias.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o projeto que amplia de 5 para até 20 dias a licença-paternidade no Brasil. A proposta prevê aumento gradual e começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2027. O texto ainda precisa passar novamente pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial.

 

Como será a ampliação

A licença será ampliada em quatro anos, da seguinte forma:

  • 10 dias em 2027

  • 15 dias em 2028

  • 20 dias a partir de 2029

A proposta também permite fracionar a licença em dois períodos: o primeiro deve começar logo após o nascimento, adoção ou guarda judicial da criança; o segundo pode ser usado até seis meses depois.

Pais de crianças com deficiência terão direito a um terço a mais de tempo de licença. No caso de licença fracionada, a estabilidade começa a contar ao fim do primeiro período.

 

Custeio pelo INSS

A licença-paternidade ampliada será custeada pela Previdência Social. O empregador pagará a remuneração ao trabalhador e depois poderá compensar o valor junto ao INSS. Micro e pequenas empresas terão compensação alternativa: poderão abater o valor em tributos federais.

Para trabalhadores avulsos, domésticos e contribuintes individuais, o salário-paternidade será pago diretamente pela Previdência. O valor corresponde ao último salário de contribuição, ao salário-mínimo no caso de segurados especiais, ou a 1/12 da média das últimas 12 contribuições, dependendo da categoria.

 

Estabilidade no emprego

O projeto proíbe demissão sem justa causa durante todo o período da licença e até um mês depois do retorno do trabalhador. Em caso de aviso prévio dado antes da licença, o direito ao afastamento é preservado e, se não for concedido, gera indenização de até dois meses de salário.

 

Papel da família e impacto social

O relator do projeto, deputado Pedro Campos (PSB-PE), destacou que o objetivo é fortalecer o vínculo parental e reduzir sobrecarga da mãe. Campos citou pesquisas da Fiocruz e do Unicef que mostram benefícios da presença paterna nos primeiros dias de vida da criança, como aumento da adesão ao aleitamento materno e redução de doenças na infância.

Parlamentares da base e da oposição apoiaram o texto, classificando-o como política de “fortalecimento da família” e “avanço civilizatório”. Alguns deputados de perfil liberal, no entanto, criticaram os possíveis impactos fiscais e a imposição de novas obrigações às empresas.

 

Regras adicionais

  • Licença pode ser somada a férias, desde que solicitada com 30 dias de antecedência

  • Será proibido exercer atividade remunerada no período de licença

  • Em caso de violência doméstica ou abandono material, o INSS poderá suspender o benefício

  • Empresas do Programa Empresa Cidadã poderão oferecer mais 15 dias, totalizando até 35 dias

Próximos passos

Como o projeto foi alterado pela Câmara, ele volta ao Senado Federal. Se aprovado sem mudanças, segue para sanção presidencial. A data prevista para início da vigência é 1º de janeiro de 2027.

Fontes: Agência Câmara de Notícias





O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

BPC/LOASÚltimas notícias
Justiça Federal aplica perspectiva de gênero e garante BPC a criança com deficiência no Rio Grande do Sul

Justiça Federal aplica perspectiva de gênero para garantir BPC a criança com deficiência sob cuidados exclusivos da mãe.

Por Equipe IEPREV em 30 de Janeiro de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende atendimentos presenciais e digitais para atualização tecnológica de sistemas

INSS anuncia suspensão total de serviços para modernização de sistemas após explosão de acessos em janeiro.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Justiça Federal suspende prazos em ações previdenciárias até 1º de fevereiro

CJF oficializa suspensão de prazos em processos contra o INSS durante modernização dos sistemas da autarquia.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

Ver todos