INSS suspende atendimentos presenciais e digitais para atualização tecnológica de sistemas

INSS anuncia suspensão total de serviços para modernização de sistemas após explosão de acessos em janeiro.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

A partir desta quarta-feira, 28 de janeiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) interromperá suas atividades presenciais e digitais em todo o país. A paralisação, com duração prevista de três dias, é necessária para que a Dataprev realize a migração dos dados previdenciários para uma plataforma mais moderna. O objetivo da medida é ampliar a capacidade de processamento do portal Meu INSS e garantir maior estabilidade aos usuários.

A interrupção afeta não apenas as agências físicas, mas também o site, o aplicativo e a Central de Atendimento 135. Os cidadãos que possuem agendamentos para o período de suspensão devem consultar as novas datas nas plataformas digitais até as 19h desta terça-feira, 27 de janeiro, momento em que o desligamento do sistema terá início.

 

Alta demanda e instabilidades em janeiro

A decisão de modernizar a infraestrutura ocorre após o Meu INSS apresentar falhas desde 19 de janeiro, com um aumento superior a 200% no volume diário de acessos. Essa sobrecarga foi impulsionada pela atualização dos valores dos benefícios em 2026. Com o novo salário mínimo fixado em R$ 1.621,00, segurados que recebem o piso tiveram um reajuste de 6,79%. Já para quem recebe acima do mínimo, o aumento seguiu a variação de 3,90% do INPC. Essa correção gerou uma disparada de quase 84% nas consultas sobre a margem consignável.

 

Impacto das novas regras do crédito consignado

Além dos reajustes, a entrada em vigor do Decreto nº 12.561/2025 contribuiu para o fluxo intenso. A nova norma estabelece que o benefício seja bloqueado automaticamente para novas operações de crédito sempre que uma contratação for realizada. Com essa mudança, o segurado precisa realizar um procedimento manual de desbloqueio toda vez que desejar contratar um novo empréstimo, medida adotada para aumentar a segurança e evitar fraudes.

 

Cronograma de reestabelecimento

O cronograma oficial indica que os serviços remotos (Meu INSS e 135) voltarão a operar normalmente no dia 1º de fevereiro. Já as agências da Previdência Social retomarão o atendimento presencial no dia 2 de fevereiro. Durante o intervalo de manutenção, perícias médicas e avaliações sociais não serão realizadas, devendo ser reagendadas após a reabertura do sistema.

Fonte: Globo

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Justiça Federal suspende prazos em ações previdenciárias até 1º de fevereiro

CJF oficializa suspensão de prazos em processos contra o INSS durante modernização dos sistemas da autarquia.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

Benefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Ministério da Previdência Social aprova novo Regimento Interno do CRPS

Governo Federal publica novo Regimento Interno do CRPS para modernizar julgamentos previdenciários.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

Salário-maternidadeINSSÚltimas notícias
Justiça Federal garante salário-maternidade a pai após falecimento da mãe no pós-parto

Justiça Federal afasta barreira burocrática e garante salário-maternidade a pai após falecimento da companheira no parto.

Por Equipe IEPREV em 26 de Janeiro de 2026

Ver todos