TRF1: INSS não pode obrigar beneficiário de auxílio-acidente a fazer exames periódicos de revisão conforme norma posterior ao início da concessão

O magistrado reforçou que a segurança jurídica impede a aplicação retroativa de normas mais rígidas, especialmente em questões previdenciárias, onde a prioridade deve ser a proteção social do segurado.

Por Equipe IEPREV em 9 de Maio de 2025

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu o benefício do auxílio-acidente para um homem, após perícia comprovar que ele sofreu perda de capacidade de trabalho e possui sequelas permanentes que afetam suas atividades diárias.

Conforme o processo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorreu ao TRF1, argumentando que a Lei nº 14.441/2022 incluiu o auxílio-acidente entre os benefícios sujeitos à revisão periódica por meio de exame médico pericial. Segundo o órgão, a reavaliação das condições do beneficiário é essencial, pois sequelas incapacitantes podem ser revertidas, eliminando a redução da capacidade laboral.

No entanto, o relator do caso ressaltou que, de acordo com o princípio jurídico tempus regit actum, a legislação vigente no momento do fato gerador deve ser respeitada. Dessa forma, a nova lei não pode ser aplicada retroativamente para modificar direitos já adquiridos.

O magistrado reforçou que a segurança jurídica impede a aplicação retroativa de normas mais rígidas, especialmente em questões previdenciárias, onde a prioridade deve ser a proteção social do segurado. Com base nesses fundamentos, a 2ª Turma do TRF1 decidiu manter a sentença que garantiu o auxílio-acidente ao trabalhador.

Fonte: TRF1
Processo: 1008428-22.2024.4.01.9999

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

BPC/LOASÚltimas notícias
Justiça Federal aplica perspectiva de gênero e garante BPC a criança com deficiência no Rio Grande do Sul

Justiça Federal aplica perspectiva de gênero para garantir BPC a criança com deficiência sob cuidados exclusivos da mãe.

Por Equipe IEPREV em 30 de Janeiro de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende atendimentos presenciais e digitais para atualização tecnológica de sistemas

INSS anuncia suspensão total de serviços para modernização de sistemas após explosão de acessos em janeiro.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Justiça Federal suspende prazos em ações previdenciárias até 1º de fevereiro

CJF oficializa suspensão de prazos em processos contra o INSS durante modernização dos sistemas da autarquia.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

Ver todos