STF decide que valores já recebidos pela Revisão da Vida Toda não precisarão ser devolvidos

STF decidiu que segurados não precisam devolver valores da revisão da vida toda recebidos até 05/04/2024. Entenda os detalhes da decisão e seus impactos nos processos previdenciários.

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou, nesta quinta-feira (10), entendimento de que os segurados do INSS que receberam valores em razão da chamada “revisão da vida toda” até o dia 5 de abril de 2024 não terão que devolver os montantes recebidos judicialmente.

A decisão foi tomada em continuidade ao julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 2110 e 2111), nas quais a Corte havia afastado, ainda em 2024, a possibilidade de aplicação da tese. O STF reforçou que a regra de transição do fator previdenciário que desconsidera contribuições anteriores a julho de 1994 deve ser aplicada de forma obrigatória, impossibilitando que o segurado escolha a fórmula mais vantajosa para cálculo do benefício.

Durante a sessão, o relator do caso, ministro Nunes Marques, ajustou seu voto para acolher a proposta de modulação dos efeitos feita pelo ministro Dias Toffoli. A medida visa proteger os segurados que receberam valores ou ajuizaram ações com base no entendimento anterior do próprio Supremo. “Não se trata de uma incoerência da Corte, mas de preservar a confiança de quem buscou o Judiciário amparado em precedentes vigentes”, destacou Toffoli.

Por unanimidade, o STF também definiu que não haverá cobrança de custas judiciais nem honorários advocatícios nos processos ainda em tramitação que tratem da revisão da vida toda, desde que iniciados até a data limite de 5 de abril de 2024.

Fonte: STF.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBPC/LOASPensãoBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
OAB/SP veda divulgação de casos concretos por advogados nas redes sociais, mesmo com dados ocultos

Divulgação de casos concretos nas redes sociais: OAB/SP reforça proibição, mesmo com dados ocultos

Por Equipe IEPREV em 30 de Julho de 2025

INSSAposentadoriaBenefícios previdenciáriosRevisãoÚltimas notícias
TNU decide que complementação de contribuição do MEI no curso da ação permite fixação de efeitos financeiros na DER

Decisão uniformiza entendimento sobre marco inicial dos efeitos financeiros para aposentadoria por tempo de contribuição de microempreendedores individuais que realizam complementação de contribuições

Por Equipe IEPREV em 29 de Julho de 2025

AposentadoriaÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de motorista de caminhão pela exposição à vibração

Motorista conquista reconhecimento de atividade especial por exposição à vibração e penosidade

Por Equipe IEPREV em 28 de Julho de 2025

Ver todos