Justiça Concede BPC/LOAS a menina com autismo apesar da renda acima de ¼ do salário mínimo

O caso foi levado à justiça pela mãe da criança, que relatou a negativa do pedido de BPC/LOAS por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por Equipe IEPREV em 7 de Fevereiro de 2025

A 17ª Vara Federal de Porto Alegre decidiu conceder o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) a uma menina diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mesmo com a renda familiar per capita ultrapassando o limite de ¼ do salário mínimo.

O caso foi levado à justiça pela mãe da criança, que relatou a negativa do pedido de BPC/LOAS por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mãe explicou que sua filha, de sete anos, necessita de acompanhamento especializado devido ao diagnóstico de autismo e que ela também tem outro filho de nove anos.

Decisão Judicial

A juíza responsável pela decisão afirmou que, embora a legislação estabeleça o limite de ¼ do salário mínimo como critério para a concessão do benefício, esse parâmetro não é absoluto. Quando a renda familiar ultrapassa esse valor, é necessário demonstrar a situação de vulnerabilidade e miserabilidade para garantir o direito ao benefício.

O laudo socioeconômico revelou que a mãe é responsável sozinha pelos dois filhos menores, não concluiu o ensino médio e não recebe ajuda financeira do pai do menino. Além disso, a sobrecarga de trabalho e a falta de oportunidade de qualificação profissional agravam a situação de precariedade econômica da família.

A perícia médica judicial também confirmou que a menina é considerada uma pessoa com deficiência, conforme a Lei nº 12.764/2012, que reconhece o autismo como deficiência e estabelece a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Concessão do Benefício

Com base nesses elementos, a juíza concluiu que ambos os requisitos para a concessão do BPC estavam atendidos e determinou que o INSS concedesse o benefício assistencial, com efeitos retroativos a agosto de 2023, além do pagamento das parcelas em atraso. A decisão ainda pode ser contestada nas Turmas Recursais.

Com informações do TRF4.

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
Justiça reconhece atividade especial de pedreiro exposto a agentes químicos e radiação

Decisão do TRF3 reafirma que uso de EPI não anula direito à aposentadoria especial em casos de exposição a agentes cancerígenos e radiação.

Por Equipe IEPREV em 16 de Março de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Vigilante com visão monocular conquista direito a benefício e reabilitação profissional

Decisão do TRF1 reforça a obrigatoriedade de o INSS custear a readaptação de segurados que não podem mais exercer sua profissão habitual.

Por Equipe IEPREV em 13 de Março de 2026

Benefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Artigos da RBDS ganham destaque em seleção temática do Tribunal Superior do Trabalho

Produção científica do IEPREV sobre pejotização é reconhecida pela biblioteca do TST como referência para a comunidade jurídica.

Por Equipe IEPREV em 12 de Março de 2026

Ver todos