STF define em fevereiro o futuro da Aposentadoria Especial para vigilantes e atividades de risco

Julgamento decisivo no STF: Tema 1209 define regras da Aposentadoria Especial para vigilantes e categorias de risco.

Por Equipe IEPREV em 3 de Fevereiro de 2026

O mês de fevereiro de 2026 começa com contagem regressiva para milhares de trabalhadores brasileiros. O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma este mês o julgamento do Tema 1209, uma decisão que servirá de “xeque-mate” para processos suspensos em todo o país e que pode mudar o destino previdenciário de quem trabalha exposto a perigos.

 

O que está em jogo?

O cerne da discussão é o reconhecimento da atividade de vigilante como tempo especial, independentemente do uso de arma de fogo. Atualmente, o reconhecimento da periculosidade após a Reforma da Previdência de 2019 enfrenta grandes barreiras administrativas, e o veredito do STF trará a palavra final sobre a constitucionalidade desse direito.

 

Quem será afetado pela decisão?

Embora o caso tenha começado focado na categoria dos vigilantes, o entendimento jurídico pode abrir precedentes valiosos para:

  • Segurados que ainda não se aposentaram: Possibilidade de antecipar a saída do mercado de trabalho ou aumentar o valor do benefício futuro.

  • Aposentados: Quem já recebe o benefício, mas não teve o tempo de vigilante computado como “especial”, poderá solicitar a revisão da aposentadoria para aumentar os ganhos mensais e receber valores retroativos.

  • Outras categorias de risco: A decisão pode se estender a diversos profissionais que trabalham em condições de risco à integridade física.



Impacto Processual

Atualmente, inúmeras ações judiciais encontram-se paralisadas nas instâncias inferiores aguardando esta definição. Com o julgamento, esses processos voltam a tramitar, permitindo que o segurado finalmente receba uma resposta definitiva da Justiça.

 

Nota do IEPREV: É fundamental que o trabalhador tenha em mãos documentos como o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e o LTCAT para comprovar a exposição ao risco, garantindo que, em caso de vitória no STF, a transição para a aposentadoria especial seja mais ágil.

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF5 consolida direito à aposentadoria especial para trabalhadores de postos de combustíveis

Justiça Federal reconhece frentista como atividade especial por exposição a inflamáveis e risco de explosão.

Por Equipe IEPREV em 2 de Fevereiro de 2026

BPC/LOASÚltimas notícias
Justiça Federal aplica perspectiva de gênero e garante BPC a criança com deficiência no Rio Grande do Sul

Justiça Federal aplica perspectiva de gênero para garantir BPC a criança com deficiência sob cuidados exclusivos da mãe.

Por Equipe IEPREV em 30 de Janeiro de 2026

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende atendimentos presenciais e digitais para atualização tecnológica de sistemas

INSS anuncia suspensão total de serviços para modernização de sistemas após explosão de acessos em janeiro.

Por Equipe IEPREV em 27 de Janeiro de 2026

Ver todos