Golpe do Falso Advogado: como proteger seus clientes previdenciários
Prevenção e segurança na advocacia previdenciária: orientações diante do golpe do falso advogado
Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado uma crescente onda de fraudes conhecidas como "golpe do falso advogado".
Na prática, criminosos se passam por profissionais da advocacia, utilizando dados reais de processos judiciais, para enganar vítimas, principalmente em casos previdenciários (ações contra o INSS). Essas fraudes não apenas comprometem a segurança financeira dos clientes, mas também afetam a reputação dos advogados legítimos.
Panorama nacional
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem monitorado a situação e divulgado dados alarmantes:
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Em São Paulo, desde 2024, foram registradas 1.600 denúncias de golpes desse tipo.
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Minas Gerais contabiliza 516 casos.
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No Acre, quase 400 ocorrências foram registradas entre 2022 e 2025.
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Paraná teve 1.206 denúncias registradas.
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No Amapá apenas um advogados teve cerca de 40 clientes abordados.
Demais Estados contabilizam 2.396 casos. Porém, esses números refletem apenas os casos denunciados, pois estima-se que muitos outros não sejam reportados.
Diversas operações policiais têm sido deflagradas para coibir atos de extorsão de dinheiro e dados pessoais de vítimas. Sendo os processos previdenciários ações judiciais públicas, sem imposição de segredo de justiça, pessoas má intencionadas conseguem obter dados.
Como funciona o golpe
Os golpistas utilizam informações públicas de processos judiciais, especialmente aqueles relacionados a precatórios, revisões previdenciárias ou RPVs. Eles entram em contato com as vítimas, geralmente por telefone ou aplicativos de mensagens, se passando por advogados ou assessores jurídicos (uso indevido de suas imagens e nomes).
Com documentos falsificados, como sentenças, ofícios ou guias de recolhimento da União (GRU), solicitam pagamentos antecipados para "liberação de valores", utilizando termos como "taxa de desbloqueio" ou "despesas cartorárias".
Como advogados podem proteger/orientar seus clientes
1. Comunicação preventiva
Inclua no contrato de prestação de serviços os meios de contato oficiais do escritório, como números de telefone, e-mails e redes sociais. Utilize esses canais para alertar os clientes sobre a possibilidade de golpes e reforce que o escritório não solicita pagamentos antecipados.
2. Verificação de identidade com ConfirmADV
A OAB lançou a plataforma ConfirmADV, que permite aos cidadãos verificar a identidade de um advogado. Ao acessar o site confirmadv.oab.org.br e fornecer o número de inscrição na OAB, estado e e-mail do advogado, o cliente recebe uma solicitação de confirmação.
O advogado tem até cinco minutos para validar a solicitação; caso contrário, ambos são notificados da ausência de confirmação.
3. Monitoramento de acessos processuais
Verifique regularmente quem acessou os processos de seus clientes nos tribunais. Esse monitoramento pode ajudar a identificar possíveis responsáveis pelo golpe, em que pese o acesso processual por outros advogados não seja uma conduta ilegal (publicidade das ações previdenciárias).
4. Orientação em Caso de Suspeita de Golpe
Se um cliente relatar ter sido abordado por um suposto advogado solicitando pagamento, oriente-o a:
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Entrar em contato diretamente com o escritório por meios oficiais.
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Não realizar nenhum pagamento sem confirmação.
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Registrar um boletim de ocorrência e denunciar no canal oficial da OAB: https://fiscalizacao.oab.org.br.
Conclusão
A prevenção é a melhor estratégia contra o golpe do falso advogado. Advogados devem adotar medidas proativas para proteger seus clientes e sua reputação. Ao orientar corretamente os clientes, utilizar ferramentas de verificação como o ConfirmADV e monitorar acessos processuais, é possível reduzir significativamente os riscos de fraudes.
Lembre-se: a confiança é a base da relação advogado-cliente, preservá-la é fundamental!