TRF1 concede Aposentadoria Especial para marinheiro mercante

De acordo com os documentos apresentados, ficou comprovado que o marinheiro foi exposto, de forma habitual, a agentes físicos e químicos nocivos, como vapores de hidrocarbonetos, chumbo tetraetila e outros riscos típicos da atividade marítima.

Por Equipe IEPREV em 3 de Janeiro de 2025

A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu a concessão da Aposentadoria Especial para marinheiro mercante, com efeitos retroativos à data do requerimento administrativo.

De acordo com os documentos apresentados, ficou comprovado que o marinheiro foi exposto, de forma habitual, a agentes físicos e químicos nocivos, como vapores de hidrocarbonetos, chumbo tetraetila e outros riscos típicos da atividade marítima.

No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), argumentou que a concessão retroativa do benefício não seria possível. Já que, na data do requerimento, o marinheiro não havia cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido pela legislação.

A decisão do TRF1

Em sua análise, o relator destacou que o tempo de serviço especial deve ser avaliado conforme as regras da legislação vigente na época em que o trabalho foi prestado.

Além disso, o relator observou que, de acordo com os dados do CNIS, o marinheiro superou os 35 anos de tempo de contribuição ao considerar o período de atividades expostas a agentes nocivos e aplicando o coeficiente de conversão de tempo especial. Assim, ele cumpriu o requisito mínimo necessário para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, conforme o artigo 52 da Lei nº 8.213/91.

Diante disso, o relator concluiu que o direito ao benefício foi comprovado conforme as regras da aposentadoria especial e a exposição a condições insalubres. Agora, cabe a concessão da aposentadoria por parte do INSS.

Processo: 0002227-44.2014.4.01.3900
Fonte: TRF1

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
TNU afasta formalismo e admite cômputo de contribuições pagas com código incorreto quando recolhidas à alíquota de 11%

Contribuição paga em 11% vale, mesmo com código errado: a TNU afasta o formalismo excessivo.

Por Equipe IEPREV em 15 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
Novo salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621: veja o que muda no INSS

Salário mínimo de 2026 sobe para R$ 1.621: veja o impacto imediato no INSS e benefícios

Por Equipe IEPREV em 11 de Dezembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 relativiza laudo pericial e concede aposentadoria por incapacidade permanente a segurada com transtorno afetivo bipolar

Conversão garantida: TRF4 reconhece incapacidade definitiva e transforma auxílio em aposentadoria permanente.

Por Equipe IEPREV em 10 de Dezembro de 2025

Ver todos