Capa

Tema 1.124 do STJ: julgamento dos embargos é concluído na Primeira Seção

A Primeira Seção do STJ concluiu os embargos do Tema 1.124, esclarecendo que a análise automatizada do INSS não elimina a obrigação de abrir exigência em pedidos aptos.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 10 de Setembro de 2026

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça concluiu, em 9 de setembro de 2026, o julgamento dos embargos de declaração opostos no Tema Repetitivo 1.124, que trata do interesse de agir e dos efeitos financeiros dos benefícios previdenciários quando a prova apresentada em juízo não foi submetida previamente à Administração.

Resultado do Julgamento

Os embargos foram parcialmente acolhidos, sem efeitos infringentes. Isso significa que a tese anteriormente fixada pelo STJ não foi alterada em seu conteúdo essencial.

Esclarecimento Promovido pelo STJ sobre Análise Automatizada

O acolhimento parcial ocorreu para esclarecer a aplicação da tese aos requerimentos submetidos à análise automatizada pelo INSS.

Quando o requerimento administrativo estiver minimamente instruído e apto à análise, mas houver necessidade de esclarecimento ou complementação da prova, o INSS não pode simplesmente indeferir o pedido sem oportunizar ao segurado a regularização da instrução.

Nessas hipóteses, deverá ser assegurada a possibilidade de complementação documental ou, quando cabível, de justificação administrativa, ainda que a análise tenha sido realizada por sistema automatizado.

O julgamento não proíbe o uso de robôs ou ferramentas automatizadas pelo INSS. A distinção permanece relacionada à qualidade da instrução administrativa:

  • Requerimento apto, mas com prova insuficiente: O INSS deve oportunizar a complementação da prova, nos termos do item 1.4 da tese.

  • Requerimento sem documentação mínima: Permanece a possibilidade do chamado indeferimento forçado, hipótese em que não se exige da Administração a abertura de exigência destinada a constituir prova que deveria minimamente acompanhar o pedido.

Efeitos Financeiros e Fixação da DER

Não houve alteração das regras já fixadas. Quando o requerimento era apto e o INSS deixou de oportunizar a complementação que deveria ter solicitado, a prova posteriormente produzida em juízo poderá, conforme o caso concreto, permitir a fixação dos efeitos financeiros desde a DER, caso demonstrado que os requisitos já estavam preenchidos naquela data.

Por outro lado, permanecem as hipóteses em que os efeitos financeiros poderão ser fixados a partir da citação ou de momento posterior, conforme os critérios estabelecidos na tese.

Os demais pontos discutidos nos embargos foram mantidos, inclusive as regras relativas ao interesse de agir, à relação com o Tema 350 do STF, à DER ou citação como termo inicial e ao dever de colaboração entre segurado e Administração. Também não houve modulação temporal dos efeitos do julgamento.

Síntese do Entendimento

  • O Tema 1.124 não foi reformado.

  • O STJ apenas esclareceu que a utilização de sistemas automatizados pelo INSS não afasta o dever de oportunizar a complementação da prova quando o requerimento administrativo já for apto e minimamente instruído.

  • O esclarecimento deverá ser considerado especialmente na interpretação do item 1.4 da tese repetitiva.

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora com 8 dias de garantia.

Colunista desde

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

Análista de Conteúdo

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

Capa da publicação
JurisprudênciaÚltimas notícias
Tema 1.370 do STJ: julgamento sobre decadência previdenciária e tese do 10 + 10 avança na Primeira Seção

A Primeira Seção do STJ avançou no julgamento do Tema 1.370 com voto do ministro Gurgel de Faria contra a tese do "10 + 10"; análise foi suspensa por pedido de vista.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 10 de Setembro de 2026

Capa da publicação
AposentadoriaÚltimas notícias
Senado aprova acordo previdenciário entre países de língua portuguesa

O Senado Federal aprovou a Convenção Multilateral da CPLP, permitindo a totalização de períodos de contribuição entre Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 8 de Setembro de 2026

Capa da publicação
AposentadoriaRPPSÚltimas notícias
Câmara aprova novas regras para contagem de tempo de serviço de PMs e Bombeiros Militares

A Câmara dos Deputados aprovou o PL 241/23, que reduz o tempo de serviço estritamente militar e amplia a permissão para averbação de tempo civil para PMs e bombeiros.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 8 de Setembro de 2026

Ver todos